Tema

Se analisarmos o mundo armados de mente aberta e olhar crítico e se fizermos algumas pesquisas é fácil apercebermo-nos que há muita "coisa" curiosa, difícil de explicar no actual paradigma da ciência.
Investigamos áreas díspares, desde a história antiga à física moderna, passando pela psiquiatria e filosofia.
Comecemos pela percepção. Será que vemos aquilo que esperamos ver? Como fazem os animais para prever catástrofes de modo a protegerem-se? Será que percepcionam algo para além dos nossos sentidos? Ou será que os nossos sentidos também o percepcionam mas nós não tomamos consciência por não estarmos preparados para tal? Os nossos sentidos fazem chegar ao cérebro o estrondoso número de 400 mil milhões de bits por segundo, mas apenas 2 mil chegam ao nosso consciente. O que acontece a tudo o resto? O nosso cérebro trabalha continuamente a tentar criar uma história do mundo para nós, livrando-se de imensa informação "supérflua". Esta selecção baseia-se nas nossas vivências, memórias e emoções. Sim, no fundo vemos aquilo que esperamos ver.
Religião. Fenómeno profundamente controverso. Estará a ciência em conflito com a religião? Ambas são duas abordagens à verdade, são as duas faces da mesma moeda. Se a ciência e o espírito investigam a natureza da realidade ilimitada – e obviamente quanto mais ilimitada é, mais perto da realidade – irão certamente cruzar os seus caminhos. Terá a religião de reformular todos os seus princípios de modo a acompanhar o estrondoso avanço da ciência? Sobreviverá a religião a esta reforma?
Cérebro. Pura biologia e química? É engraçado pensar o quanto o Homem investe na ciência, na tecnologia e o pouco que investe no seu próprio estudo, no estudo da mente humana. O estudo do cérebro é uma área enormemente fascinante, muito divertida de explorar. Se calhar quando compreendermos quase na plenitude o funcionamento do nosso cérebro talvez possamos aplicar esse conhecimento à construção de computadores capazes de fazerem escolhas autonomamente, dotados de sentimentos e emoções, capazes de sonhar e ter uma conversa normal, talvez um dia.
E até onde vai a Teoria Quântica? O que a teoria quântica revelou é tão intrigante que soa mais a ficção científica: as partículas podem estar em dois ou mais sítios ao mesmo tempo. O mesmo “objecto” pode ser uma partícula, localizável num local, ou uma onda, distribuída pelo espaço e pelo tempo.
Einstein disse que nada pode viajar mais depressa do que a velocidade da luz, mas a física quântica demonstrou que partículas subatómicas parecem comunicar instantaneamente sobre qualquer extensão de espaço.
Medicinas alternativas estão "na moda" e algumas já deram provas por milénios, falam-nos em "energias". Surgem histórias de paranormal mesmo vindas da comunidade científica, e muitas delas referem-se também a "energias". Pela teoria quântica apercebemo-nos que quanto mais de perto analisamos a matéria menos material se torna o mundo, no fundo passa a ser constituído por pacotes de energia e informação.
Há metafísica bastante em não pensar em nada, escreveu Caeiro. Nós estamos dispostos a pensar. Estes temas sempre nos despertaram a atenção porém nunca foram explorados no nosso percurso escolar, ou se o foram, não ficámos satisfeitos. Achamos que são importantes na nossa formação pessoal e cívica bem como da população em geral.
Não é difícil fazer grandes questões, mas quando tentamos responder a alguma surgem-nos muitas mais. Talvez encontremos um fio condutor que nos ilumine.
Temos aprendido a não confiar muito no que nos dizem, afinal aquilo que é tomado como verdadeiro muda drasticamente em questão de décadas. Também não descuro nenhuma peça do puzzle pelo simples facto de não encaixar nas que já estão montadas. Gostamos de consultar o nosso eu elevado quanto à validade das observações.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Mente sobre a Matéria

Há um reino da física chamado sector escondido, que nos é pela teoria das supercordas; é um mundo próprio. Impregna este espaço; andamos através dele; até podemos, em princípio, vislumbrá-lo. E provavelmente aquilo a que chamamos mente. Existem provavelmente corpos de pensamento e pensamentos que habitam aí como as criaturas físicas habitam aqui.
— John Hagelin, Ph.D.

GEA
Existem muitas provas da mente sobre a matéria. Um exemplo são as experiências com o Gerador de Eventos Aleatórios (GEA) centradas na intenção. São baseados ou num único evento quântico, como a decadência radioactiva, ou num composto de vários eventos em cascata, tipicamente “ruído” que os circuitos electrónicos geram. Um tipo de experiência com números aleatórios que tem sido feita centenas de vezes ao longo das últimas quatro décadas é um gerador aleatório que apenas produza sequências de bits aleatórios, de zeros e uns, como moedas atiradas ao ar. Pede-se apenas a alguém que carregue num botão que produza duzentos bits, mas pede-se que tente produzir mais uns que zeros.
Quando se pega em toda a literatura, todas as centenas de experiências feitas, podemos fazer apenas uma pergunta: interessava que as pessoas tentassem produzir uns ou zeros? E a resposta é sim, interessa. De alguma forma a intenção está correlacionada com a operação ou a produção dos geradores de números aleatórios. Se quisermos mais uns, de alguma forma os geradores produzem mais uns.
As hipóteses da sorte (sendo a razão pela qual os geradores foram na direcção em que foram, de acordo com a intenção) são de cinquenta mil para um.
A crítica é que estas descobertas são “apenas estatísticas”. Mas a função quântica de onda é apenas a probabilidade de encontrar estatistica¬mente uma partícula num dado local numa dada altura. Por isso, se é um problema, está em boa companhia.

No julgamento de O. J. Simpson centenas de milhões de pessoas aguardavam o veredicto final, culpado/inocente. Dean Radin, Roger Nelson e Dick Shwope viram-no como uma hipótese de ver se não apenas a intenção, mas também as mentes coerentes poderiam fazer os GEA sair da aleatoriedade. Decidiram registar o evento através de geradores de eventos aleatórios. Prepararam três no laboratório dos EUA, um em Amesterdão e um em Princeton. Com os cinco geradores prontos a registar o momento em que o veredicto era anunciado, os cientistas ficaram à espera do que iria acontecer.
“Pusemos os geradores a funcionar, e depois avaliámos os resultados e vimos claramente um pico com hipóteses de mil para um, em dois locais; um quando a câmara passou do lado de fora do tribunal para dentro, que chamou imenso a atenção, que se reflectiu nos geradores aleatórios; o outro foi no momento em que o veredicto foi lido. Houve um grande pico de coerência em todos os cinco geradores ao mesmo tempo.
Um pico de coerência refere-se a uma representação gráfica da aleatoriedade. Normalmente os GEA produzem 50% de uns e 50% de zeros. Assim, o gráfico de uns para zeros é plano. Mas por alguma razão, quando milhões de pessoas se concentraram na mesma coisa, o gráfico plano fez um desvio claro do 50/50 precisamente no momento mais dramático de concentração. Isto contradiz uma premissa básica da teoria quântica – que os eventos quânticos são puramente aleatórios.”
Desde então, Radin e os seus colegas lançaram o Global Consciousness Project. Nesta experiência, os GEA em todo o mundo estão ligados vinte e quatro horas por dia e a cada cinco minutos os resultados são enviados para um servidor em Princeton. Tiveram picos significativos durante eventos como o Bug do Milénio, o 11 de Setembro e o funeral da Princesa Diana. As estatísticas aumentam, e tal como diz Bill Tiller acerca das suas experiências: “Os resultados são robustos.”

IIED
Bill Tiller estava à frente do departamento de Ciências Materiais em Stanford. Mas umas décadas atrás decidiu renunciar a essa posição e em comités governamentais e posições de poder para se concentrar “nesta outra coisa”. Decidiu-se especificamente a verificar experimentalmente se a intenção humana afecta ou não os sistemas físicos. Não “apenas” colapsar uma função de onda ou duas, ou “apenas” dar a volta a um evento quântico aleatório, mas sim afectar um atributo macroscópico da matéria.
Assim construiu um IIED. É uma caixa simples, com alguns diodos, um oscilador, um eprom, algumas resistências e condensadores. Depois:
Pusemo-lo em cima de uma mesa em torno da qual se sentaram quatro meditadores muito bem qualificados, com alto controlo do eu interior, que entram então em estado meditativo; limparam o ambiente, tornaram-no essencialmente um espaço sagrado usando as suas mentes e as suas intenções. E depois um dos quatro diz a intenção específica para este aparelho – como mudar o pH da água uma unidade inteira. Enviam-na, colocam-na perto de água, e alguns meses mais tarde o pH mudou. Existe uma hipótese de menos de mil para um de que isso aconteça naturalmente, dado especialmente que não houve alteração nas unidades de controlo.
Quão grande é uma unidade de pH? Segundo Tiller: “Se o pH do nosso corpo mudar uma unidade inteira, morremos.”

terça-feira, 21 de abril de 2009

Experimentar o Espiritual


Como é que o Dr. Hagelin, Teresa de Ávila, Jesus Cristo, Lao Tse, Eckhart Tolle e os Sábios Védicos alguma vez atingiram alguma clareza sobre este assunto? Usando a consciência para investigar a consciência. Parece uma experiência comum aos que a têm – as fronteiras do eu desaparecem revelando que o eu é tudo, em todo o lado, em todos os momentos. O que sugere que não só a consciência não é criada pelo cérebro, como o cérebro limita a consciência.

Diz o Dr. Andrew Newberg:
Quando as pessoas têm essa experiência (mística), apercebem-se de que representa um nível mais fundamental de realidade do que a nossa realidade material quotidiana onde vivemos normalmente. De facto, quando já não estão a ter uma experiência mística, continuam a percepcionar que essa realidade é mais real, que representa a forma mais verdadeira e mais fundamental da realidade. E o mundo material em que vivem passa a ser uma espécie de realidade secundária para eles.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Origem da Consciência


Será a consciência meramente um produto do cérebro, um “epifenómeno” ou uma “propriedade emergente” da actividade bio-eléctrica das nossas cabeças? Será algo que surge quando neurónios suficientes disparam ao mesmo tempo, produzindo um nível suficiente de complexidade computacional? Se sim, será o cérebro apenas um computador biológico? Quão diferentes somos das máquinas? Poderia existir inteligência artificial que igualasse ou ultrapassasse a inteligência humana? Seriam tais máquinas “conscientes”? Poderiam aprender? Teriam livre arbítrio?
Ou será a consciência uma componente fundamental do universo, independente do cérebro, que pode ser sentida fora do corpo, tal como está documentado nas milhares de experiências fora-do-corpo e de quase-morte? Nesses casos, o corpo de uma pessoa pára e deixa de funcionar temporariamente (na mesa de operações, por exemplo) e no entanto a sua consciência continua a manter a experiência acordada.

Historicamente, as respostas a esta questão são de três tipos:
• Materialismo: a matéria está em primeiro lugar; a consciência, o que quer que seja, é secundária. A consciência é apenas um efeito da actividade do cérebro. Não existe a “consciência” propriamente dita; não tem uma realidade própria, é meramente um produto da nossa biologia, das redes de neurónios e das interacções electroquímicas.
• Dualismo: a consciência e a matéria são duas realidades que existem. Contudo, são tão diferentes (uma sólida e tangível e outra abstracta e intangível) que operam em reinos completamente distintos e não relacionados. Descartes, na década de 1600, dividiu o mundo em res cogitans e res extensa – o reino do espírito e do pensamento (cogitans) e o reino da matéria e das coisas (res extensa). O mundo material, incluindo minerais, plantas, animais e seres humanos, é feito de máquinas, governadas pelas leis absolutas da causalidade. Não pode haver acção recíproca entre o reino abstracto do pensamento puro que vagueia livremente e o reino denso e localizado da matéria: são duas substâncias completamente diferentes.
• Idealismo: a consciência é uma realidade fundamental. Tudo é uma expressão da consciência. Viva, fluida e perpetuamente auto-renovável, auto-exprime-se num continuam de níveis ou camadas, desde a mais “suave” consciência abstracta pura, ao longo de todos os níveis mais “substanciais” (funções de onda quânticas e partículas, fotões, átomos, moléculas, células, etc), à mais sólida matéria. Neste continuum, tudo está ligado e relacionado; é tudo a mesma coisa, manifestando diferentes frequências, níveis vibratórios ou densidades. Não é a mente sobre a matéria; é mente igual a matéria. Não é a consciência que cria realidade, mas sim consciência igual a realidade.
Esta estrutura, embora considerada “extrema” por muitos, não só é consistente com o budismo, a tradição indiana védica e a mística do cristianismo, judaísmo e islão, como é aprovada por vários físicos.

Mas quais são os mecanismos pelos quais a consciência perde a sua abstracção pura e se torna pensamento, percepção e sentimento, e surge como actividade eléctrica ou química no cérebro? Eis algumas tentativas teoréticas de explicar como funciona.

Teoria “RO” da Consciência de Penrose-Hameroff

“Como é que a matéria viva produz emoções, sentimentos e pensamentos subjectivos?” pergunta Hameroff, professor emérito dos departamentos de Anestesiologia e Psicologia e director do Centro de Estudos da Consciência da Universidade do Arizona. Entrou em contacto com o trabalho de Sir Rogers Penrose, matemático e físico inglês de renome.
Penrose propôs que a consciência surge quando superposições de neurónios no cérebro atingem um ponto crítico e entram em colapso espontaneamente. Estas “RO” convertem possibilidades múltiplas ao nível pré-consciente, inconsciente ou subconsciente de forma a definir percepções ou escolhas ao nível consciente, tal como escolher piza, sushi ou comida tailandesa (tudo em superposição) e depois escolher uma (colapso ou redução). Hameroff sugeriu o mecanismo pelo qual isto teria lugar, e juntamente com Penrose, formularam a sua teoria.
Essencial à forma como se passa este colapso, ou RO, são os pequenos microtúbulos, estruturas ocas tipo palhinhas dentro de cada célula, incluindo os neurónios. Em tempos considerados apenas um cito-esqueleto ou estruturas de apoio das células, descobriu-se que os microtúbulos revelam uma capacidade de auto-organização e inteligência extraordinárias. Servem de sistema nervoso e circulatório da célula, transportam materiais e organizam a forma e movimento da célula. Interagem com os seus “vizinhos” no processamento e comunicação de informação e podem organizar as células vizinhas num todo coerente e unificado. No caso dos neurónios, os microtúbulos estabelecem e regulam as ligações sinápticas e estão envolvidos na libertação de neurotransmissores. Tal como diz o Dr. Hameroff, “Comecei a olhar para estes microtúbulos e para como poderiam processar informação, e a sua estrutura parecia sugerir que eram uma espécie de computador, uma espécie de aparelho computacional. Uma vez que as paredes dos microtúbulos são treliças hexagonais muito interessantes com simetrias matemáticas muito bonitas, pareciam adequados às operações computacionais. Estão em todo o lado, e parecem organizar quase tudo”.
As alterações estruturais, processamento de informação e comunicação entre os microtúbulos, nos neurónios do cérebro, influenciam directamente, “um nível acima”, a organização dos neurónios nas redes chamadas “redes neuronais”. Mas os microtúbulos propriamente ditos são afectados a partir da sua própria estrutura por um fenómeno quântico: as proteínas de que são feitos respondem a sinais de um computador quântico interno que consiste em electrões únicos. O Dr. Hameroff explica: “Estas forças mecânicas quânticas nas bolsas dentro das proteínas controlam a configuração da forma da proteína. E isso, por sua vez, controla as acções dos neurónios, dos músculos e do nosso comportamento. Então, a alteração da forma das proteínas é o ponto de amplificação entre o mundo quântico e a nossa influência no mundo clássico através de tudo o que a humanidade faz, bom ou mau.”
Hameroff diz ainda que é o colapso espontâneo (RO) destes microtúbulos, mais ou menos quarenta vezes por segundo, que proporciona “um momento de consciência”. A nossa consciência não é contínua. Ele diz: “A consciência é uma espécie de roda dentada através do tempo e do espaço, e essa consciência é uma sequência de momentos agora: agora, agora, agora...”
A escala de Planck ainda não foi introduzida, mas é um aspecto importante da teoria Penrose-Hameroff. A escala de Planck (segundo o físico quântico Max Planck) é a menor distância que pode ser definida. Em 10-33 cm, é 10 triliões de triliões de vezes mais pequeno do que um átomo de hidrogénio. Segundo Hameroff, este nível fundamental do universo é um vasto armazém de valores éticos, estéticos e de verdade, e precursor da experiência consciente, pronto a influenciar cada uma das nossas percepções e escolhas conscientes. Estamos ligados ao universo, e entrelaçados com todas as outras pessoas através desta omni-presença omnisciente, um mar de sentimentos e subjectividade. Se formos atentos e não agirmos por reflexo ou impulso, as nossas escolhas podem ser divinamente guiadas. Penrose evita qualquer implicação espiritual destas ideias, mas isso é inevitável. A computação quântica do nosso cérebro liga a nossa consciência ao universo “funda-mental”.

Não existe lugar para a verdadeira aleatoriedade na dinâmica determinística clássica, e sem alguma fonte de aleatoriedade não há opções... A única fonte conhecida de perfeita liberdade de acção reside na natureza quântica da matéria.

— Jeffrey Satinover, M.D.

Satinover, físico embrenhado na mecânica quântica, escreveu um livro chamado O Cérebro Quântico: A Busca pela Liberdade e a Próxima Geração do Homem. Apresentou um argumento matemático rigoroso que demonstra que “a actividade do sistema nervoso e a forma específica como ele implementa os efeitos quânticos abre absolutamente a porta para o livre arbítrio ser uma possibilidade que não viola os dogmas científicos modernos”. A ideia de Satinover está directamente relacionada com a estrutura por camadas descrita acima. É esse não-determinismo do nível quântico da existência, a aleatoriedade e o facto de a probabilidade, mais do que a certeza absoluta, comandar a realidade quântica, que nos dá a possibilidade de ter livre arbítrio.
A um nível macroscópico, ao nível da grande escala da física clássica, todos os eventos, desde a órbita dos planetas aos movimentos das moléculas, são mecânicos e determinados por leis matemáticas precisas. Assim, apenas se a aleatoriedade do nível quântico puder de alguma forma ser relevante ao nível macroscópico é que a escolha e o livre arbítrio podem ser possíveis.
“Ao nível do cérebro”, diz Satínover, as redes neurais “produzem uma inteligência global associada ao cérebro como um todo. Mas quando olhamos para cada neurónio individualmente, o seu interior é uma implantação física diferente do mesmo princípio. E, de facto, por mais que se baixe a escala, tal como as caixas chinesas dentro umas das outras, pode ser demonstrado que cada elemento individual de processamento em dada escala é composto por inúmeros elementos de processamento mais pequenos.”
Começando na escala “mais baixa”, mais pequena, o processo pelo qual as proteínas se cruzam – o processo que Stuart Hameroff descreveu a actuar dentro do microtúbulo – “obedece essencialmente à mesma dinâmica matemática auto-organizada que uma rede de neurónios a processar informação. Assim, o cruzamento de uma proteína é matematicamente idêntico à geração de um pensamento ou à resolução de um problema. E é aí que entra a noção de cérebro quântico. Não que o cérebro como um todo seja uma entidade quântica, mas antes que os efeitos quânticos ao nível mais baixo não só são capazes de, como necessitam de se ampliar para cima por causa deste arranjo tipo caixas chinesas do sistema nervoso... E através de uma interacção muito particular de vizinho-para-vizinho entre os neurónios a inteligência global, ao nível do cérebro como um todo, emerge.”
Segundo a sua teoria, o cérebro foi de facto desenhado para ampliar estes efeitos quânticos e projectá-los “para cima” para elementos de processamento cada vez maiores, até atingir o nível do cérebro.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Anomalias

• A maior parte das pessoas já teve pelo menos uma experiência que não pode ser explicada pelos meios normais ou descartada como: “apenas uma coincidência”.
• Têm sido estudados registos de experiências de quase-morte que relatam experiências muito semelhantes às de fora-do-corpo.
• As regressões a vidas passadas apresentaram factos obscuros de tem¬pos passados aos quais o sujeito não poderia ter tido acesso e que se revelaram ser verdade.
• Visão remota – a capacidade de transcender o tempo e o espaço para obter informação – tem tido tanto sucesso que os EUA e a União Soviética tinham equipas de visionários à distância a fazer espionagem.
• Existem experiências que demonstram estatisticamente como a intenção humana altera processos quânticos aleatórios.
• Curas milagrosas.
• Sonhos proféticos.

A lista continua. Começa a parecer um pouco duvidoso insistir que todos estes fac¬tos são apenas ilusões, coincidências e fogo-fátuo, e negar que a consciência possa ser uma realidade.