Tema

Se analisarmos o mundo armados de mente aberta e olhar crítico e se fizermos algumas pesquisas é fácil apercebermo-nos que há muita "coisa" curiosa, difícil de explicar no actual paradigma da ciência.
Investigamos áreas díspares, desde a história antiga à física moderna, passando pela psiquiatria e filosofia.
Comecemos pela percepção. Será que vemos aquilo que esperamos ver? Como fazem os animais para prever catástrofes de modo a protegerem-se? Será que percepcionam algo para além dos nossos sentidos? Ou será que os nossos sentidos também o percepcionam mas nós não tomamos consciência por não estarmos preparados para tal? Os nossos sentidos fazem chegar ao cérebro o estrondoso número de 400 mil milhões de bits por segundo, mas apenas 2 mil chegam ao nosso consciente. O que acontece a tudo o resto? O nosso cérebro trabalha continuamente a tentar criar uma história do mundo para nós, livrando-se de imensa informação "supérflua". Esta selecção baseia-se nas nossas vivências, memórias e emoções. Sim, no fundo vemos aquilo que esperamos ver.
Religião. Fenómeno profundamente controverso. Estará a ciência em conflito com a religião? Ambas são duas abordagens à verdade, são as duas faces da mesma moeda. Se a ciência e o espírito investigam a natureza da realidade ilimitada – e obviamente quanto mais ilimitada é, mais perto da realidade – irão certamente cruzar os seus caminhos. Terá a religião de reformular todos os seus princípios de modo a acompanhar o estrondoso avanço da ciência? Sobreviverá a religião a esta reforma?
Cérebro. Pura biologia e química? É engraçado pensar o quanto o Homem investe na ciência, na tecnologia e o pouco que investe no seu próprio estudo, no estudo da mente humana. O estudo do cérebro é uma área enormemente fascinante, muito divertida de explorar. Se calhar quando compreendermos quase na plenitude o funcionamento do nosso cérebro talvez possamos aplicar esse conhecimento à construção de computadores capazes de fazerem escolhas autonomamente, dotados de sentimentos e emoções, capazes de sonhar e ter uma conversa normal, talvez um dia.
E até onde vai a Teoria Quântica? O que a teoria quântica revelou é tão intrigante que soa mais a ficção científica: as partículas podem estar em dois ou mais sítios ao mesmo tempo. O mesmo “objecto” pode ser uma partícula, localizável num local, ou uma onda, distribuída pelo espaço e pelo tempo.
Einstein disse que nada pode viajar mais depressa do que a velocidade da luz, mas a física quântica demonstrou que partículas subatómicas parecem comunicar instantaneamente sobre qualquer extensão de espaço.
Medicinas alternativas estão "na moda" e algumas já deram provas por milénios, falam-nos em "energias". Surgem histórias de paranormal mesmo vindas da comunidade científica, e muitas delas referem-se também a "energias". Pela teoria quântica apercebemo-nos que quanto mais de perto analisamos a matéria menos material se torna o mundo, no fundo passa a ser constituído por pacotes de energia e informação.
Há metafísica bastante em não pensar em nada, escreveu Caeiro. Nós estamos dispostos a pensar. Estes temas sempre nos despertaram a atenção porém nunca foram explorados no nosso percurso escolar, ou se o foram, não ficámos satisfeitos. Achamos que são importantes na nossa formação pessoal e cívica bem como da população em geral.
Não é difícil fazer grandes questões, mas quando tentamos responder a alguma surgem-nos muitas mais. Talvez encontremos um fio condutor que nos ilumine.
Temos aprendido a não confiar muito no que nos dizem, afinal aquilo que é tomado como verdadeiro muda drasticamente em questão de décadas. Também não descuro nenhuma peça do puzzle pelo simples facto de não encaixar nas que já estão montadas. Gostamos de consultar o nosso eu elevado quanto à validade das observações.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Poder da Oração




Houve momentos neste planeta em que a humanidade se juntou por um bem maior e a sensação de boa vontade gerada foi esmagadora. O Dr. Emoto, que andou por todo o mundo a criar coerência em torno do conceito da água, fez esta observação acerca da crise Apolo 13: “Nessa altura, por causa da disseminação da televisão, muitas pessoas no mundo, incluindo eu, rezaram pelo regresso dos três astronautas. E isso aconteceu também com pessoas muçulmanas, cristãs, budistas, judias, não importava a religião, raça ou etnia. E por isso que acredito que aquele milagre aconteceu.”
Durante o desastre do tsunami no Natal de 2004, ocorreu uma consciência de massas semelhante. O Dr. Emoto continua:
“Quando as pessoas em todo o mundo viram as imagens da destruição que matou mais de 200 000 pessoas, penso que se aperceberam de que isso poderia facilmente ter acontecido com eles. Conseguiram pensar neste acidente a partir de uma perspectiva mais pessoal. Ao longo dos meus dez anos de pesquisa, tenho enviado visualmente a mensagem a pessoas de todo o mundo que as orações e pensamentos das pessoas podem afectar a realidade onde quer que estejam. Uma vez que esta ideia já tinha sido aceite por muitos no mundo, as pessoas provavelmente pensaram: “Ah, então é assim que funciona. Se tentarmos, a nossa energia pode chegar lá. Então devíamos todos rezar.” E esta é a razão pela qual não houve grandes surtos de doenças infecciosas em resultado do tsunami. Com a repetição de acções semelhantes, as pessoas podem começar a recuperar a fé na oração.”
A intenção coerente faz algo mais, citando as palavras do Dr. Laszlo: “Marca a realização completa da criação divina.”




Nenhum comentário: